Nutrição


Olá!
No post de hoje vou falar um pouco sobre a nutrição dos cabelos.



O que é nutrição?

Como vocês sabem, ao longo da vida nossos cabelos vão perdendo algumas proteinas e por esse motivo ficam fracos, opacos, sem balanço. A nutrição (ou umectação) ajuda a repor os lipídeos do fio, responsáveis pela manutenção da oleosidade do cabelo. Trazendo assim mais brilho, força e ajuda a diminuir as pontas duplas. a nutrição impede que o fio perca água, por isso é grande aliada da hidratação.


Como fazer nutrição em casa

Eu, particularmente, nunca tinha nutrido meu cabelo e nem sabia do que se tratava. Fui descobrir quando conheci o cronograma capilar. É um dos procedimentos que mais fazem efeito imediato no meu cabelo, porque ele doa brilho e maciez pro cabelo (o meu hair fica uma seeeda!). 
Existem no mercado várias máscaras nutritivas, para identifica-las é só ler o rótulo e procurar por alguns componentes como: tutano, ceramidas, óleos vegetais (oliva, coco, amendoas,argan...) e manteigas vegetais (abacate, cupuaçu, karite...).
Se você escolher nutrir com máscaras, é só ler a embalagem e ver como é a instrução de uso. 
Também existem por aí, os óleos vegetais, que são maravilhosos para o cabelo. Costumam ser baratos e render muito.
Como usar os óleos vegetais:
Com o cabelo seco (sujo ou limpo), passe o óleo vegetal de sua preferência, mecha por mecha, da raiz até as pontas. Coloque uma touca se preferir, e deixe no cabelo durante algumas horas (experimente deixar uma ou duas horas na primeira aplicação e veja como seu cabelo reage). Depois é só lavar bem com shampoo (umas duas vezes, pra retirar todo o óleo) e condicionador só nas pontas.


Óleos que eu uso e modo de usar:

  • Minha primeira experiência com óleo vegetal foi com (pasmem!) azeite de oliva. Sim, aquele de colocar na salada. Só que tem que ser extra virgem e sem adição de nenhum óleo a mais, puro. Eu passei ele mecha por mecha, na raiz e principalmente nas pontas (sem exageros na quantidade!), coloquei a touca e fiquei duas horinhas com ele no cabelo. Lavei bem e o resultado foi um cabelo muito macio, brilhoso, soltinho, tudo de bom. Eu fiquei realmente impressionada. Não esperava que meus fios fossem aceitar tão bem.
  • Na minha segunda nutrição resolvi usar o óleo de coco. Porém não comprei um óleo de coco puro, com cara de coco. Como assim, Fla? Simples, eu comprei ele em uma perfumaria aqui da minha cidade. Da marca Niely Gold, inclusive essa marca tem vários outros óleos e com um precinho ótimo (R$4,80 eu paguei no meu). O problema foi ignorar o rótulo. Passei o produto com o cabelo seco, sujo, da raiz até nas pontas e deixei umas duas horas. O resultado não foi tão bom quanto com o azeite de oliva, mas deixou meu cabelo brilhante e macio. Porém ele não deu conta das minhas pontas (que gritam por socorro) e isso me deixou bastante frustrada. Vou usá-lo mais algumas vezes para testar o real resultado dele. Ah! O rendimento dele é ótimo, praticamente não vi mudança na quantidade quando terminei de passar no cabelo.

Receitinha de umectação

Misture uma ou duas colheres de azeite de oliva com uma ou duas colheres de sua máscara.
Lave os cabelos com shampoo e logo depois passe a mistura nos fios, deixe por 40 minutos, enxague bem com água fria e deixe secar naturalmente.

Outra forma bem legal de usar os óleos é misturando no condicionador.

Por hoje é só, espero que gostem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou adorar saber sua opinião ;)

© Ilustre Beleza - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo